Oito projetos de associações culturais de todo o Algarve recebem apoio de 30 mil euros

Agora é a CCDR Algarve a entidade que atribui os apoios, por ter absorvido competências na área da Cultura

As associações, com os técnicos e dirigentes da CCDR – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

A criação da “Rota do Poços”, no sítio dos Gorjões (Faro), pela Associação Casa-Museu José Pinto Contreiras, o XVII Festival Internacional de Órgão do Algarve, promovido pela Associação Cultural Música XXI, a 13ª edição Algarve Design Meeting, da Associação Nacional de Designers, as emissões da RUA FM, da Associação Rádio Universitária do Algarve, o ciclo itinerante Bons Filmes de Sempre, da Cinemalua Associação Cultural, o Teatro de VizinhEs, do JAT – Colectivo Janela Aberta Teatro, a nova edição da iniciativa Um Dia na Pré-história, pelo GAMP – Grupo de Amigos do Museu de Portimão, e ainda os Open Studios Faro, da Na Mouche Associação Cultural.

Estes são os oito projetos, promovidos por outras tantas associações culturais, que serão este ano apoiados por uma verba global de 30 mil euros, atribuída pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, no âmbito das suas novas competências no domínio da Cultura.

Os protocolos de colaboração entre a CCDR Algarve e as oito associações foram assinados esta sexta-feira, dia 28 de junho, numa cerimónia no edifício-sede daquele organismo, à qual o Sul Informação assistiu.

 

José Apolinário a falar – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

 

José Apolinário, presidente da CCDR Algarve, explicou que, na sua maioria, trata-se de protocolos referentes a «projetos que, embora se realizem ao longo de 2024, têm uma continuidade no tempo». Mas há também novos projetos apoiados.

Por sua vez, Frederico Tatá Regala, diretor da Unidade de Cultura da CCDR Algarve, salientou que os projetos se caracterizam pela «qualidade, sem elitismo».

Este responsável considerou que se trata de «um naipe muito interessante e muito diverso de projetos, traduzido em apenas oito protocolos, que esperamos que sejam nota dominante no Algarve». Elogiou ainda «o trabalho empenhado e feito com grande paixão» das associações e dos seus responsáveis.

Os protocolos assinados na passada sexta-feira integram-se nos termos do Aviso do Programa de Apoio a Iniciativas Culturais Regionais de Caráter Não Profissional.

Segundo a CCDR Algarve, «foram assinados protocolos de colaboração com associações culturais que apresentaram projetos que, pelas suas especificidades, se constituem como projetos estruturantes, que por um lado asseguram a execução de atividades que vêm colmatar necessidades ao nível da oferta cultural da região, ou se constituem como estímulo à criação e produção artísticas, seja ainda por promoverem a sensibilização para as artes ou para a salvaguarda do património, material e imaterial, promovendo a formação de públicos».

No âmbito do mesmo aviso, e no que concerne às áreas de apoio à Criação/Produção e Programação/Circulação, está a decorrer a fase de análise das 97 candidaturas, 47 na primeira área e 50 na segunda respetivamente, submetidas por 76 agentes culturais.

 

Frederico Tatá Regala a falar – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

 

A CCDR Algarve é, atualmente, um instituto público de regime especial, integrado na administração indireta do Estado, dotado de autonomia administrativa, financeira e património próprio.

Tem como uma das suas áreas de atuação integrar e articular territorialmente políticas públicas indispensáveis à execução das políticas de desenvolvimento regional nos domínios do ambiente, cidades, economia, cultura, educação, saúde, ordenamento do território, conservação da natureza, e agricultura e pescas.

No domínio da Cultura, são atribuições da CCDR ALGARVE assegurar o apoio às iniciativas culturais de caráter não profissional, bem como articular com outras entidades públicas ou privadas que prossigam atribuições ou objetivos afins na respetiva área de intervenção, incentivar formas de cooperação integrada a desenvolver e concretizar mediante protocolos ou contratos-programa.

Outras atribuições passam pela salvaguarda, valorização e divulgação do património cultural nas zonas de proteção de imóveis classificados, ou em vias de classificação, e também pela participação e dinamização de iniciativas culturais, designadamente redes regionais de cultura e de valorização do património cultural e dos museus.

 

 


Entidades e projetos apoiados:
Associação Casa-Museu José Pinto Contreiras – Rota dos PoçosO projeto pretende desenvolver uma intervenção artística e cultural no território, criando a “Rota do Poços”, no sítio dos Gorjões (Santa Bárbara de Nexe, Faro).

Este projeto de instalação artística e cultural visa a futura criação de um Centro Interpretativo do Sistema Tradicional de Abastecimento de Água Potável dos Gorjões, a instalar no antigo Lavadouro Público, construído pela comissão de moradores no período pós 25 de Abril de 1974.

Este Centro terá a função de identificar a prática histórica da presença e uso da água nas comunidades envolventes e do seu valor simbólico, cultural e económico.

 

Associação Cultural Música XXI – XVII Festival Internacional de Órgão do Algarve

A Associação Cultural Música XXI tem organizado ao longo de 16 anos o “Festival de Órgão de Algarve” preenchendo a agenda do mês de novembro com inúmeros concertos pautados pela qualidade musical, pela diversidade de organistas e de programas de concerto bem como de encontros improváveis em música de câmara.

É de realçar o importante papel que o evento tem desempenhado na manutenção e recuperação dos órgãos históricos existentes na região do Algarve, garantindo uma atividade musical mais regular que impeça a degradação destes instrumentos.

Contando igualmente com o importante apoio dos Municípios e da Diocese do Algarve, o programa de 2024 inclui 17 apresentações, com 10 organistas, dois concertos pedagógicos, uma apresentação de alunos da Escola de Órgão, uma visita ao interior dos órgãos e um concurso de fotografia.

Procurando reforçar a relação próxima da comunidade com o evento, terão lugar masterclasses com os músicos convidados.

 

Associação Nacional de Designers – 13ª edição Algarve Design Meeting

O “Algarve Design Meeting”, que teve em 2024 a sua 13ª edição, é um evento com características únicas na região por trabalhar, não só as várias áreas em torno do design e das artes plásticas, com destaque para o vídeo e a arte digital, associada a uma intensa programação cultural, dentro das várias linguagens artísticas que tocam as artes plásticas, as artes performativas, a arte digital e o design, que acontece em vários locais emblemáticos do centro histórico de Faro.

Trata-se de um evento único na região no que toca à promoção do design, da sua ligação às várias linguagens artísticas e ao mundo académico.

 

Associação Rádio Universitária do Algarve

A Associação Rádio Universitária do Algarve, através da RUA FM, desenvolve um importante trabalho de comunicação cultural, de divulgação da oferta cultural da região e de aproximação à comunidade académica da região, com destaque para os estudantes universitários.

Este é um trabalho essencial à promoção do património cultural e da atividade das estruturas artísticas não profissionais na região, por um lado, e por outro, no que à promoção do acesso à fruição dos bens culturais e da oferta artística existente, junto desta comunidade, contribuindo para a criação de públicos para as artes.

 

Cinemalua Associação Cultural – Bons Filmes de Sempre

O projeto “Bons Filmes de Sempre” consiste na criação de uma rede itinerante de exibição cinematográfica, com recurso a um projetor móvel, levando o cinema a territórios onde não existe ou a locais onde não existem meios nem condições para a sua realização.

O projeto tem-se realizado em diversas localidades do interior do Algarve, em particular do Sotavento Algarvio (concelhos de Alcoutim, Castro, São Brás de Alportel e Tavira).

O tema é cinema no sentido mais lato, abrangendo géneros diferenciados com o objetivo de dar a conhecer um leque variado de oferta cinematográfica e de fomentar o hábito de ver cinema.

 

JAT – Colectivo Janela Aberta Teatro – Associação Cultural – Teatro de VizinhEs

O “Teatro de VizinhEs” é um projeto de mediação, inovação e desenvolvimento cultural e social, que tem como objetivo despertar a sensibilidade e o interesse artístico da comunidade algarvia, e ser um lugar de reflexão, jogo, criação e expressão artística.
Este projeto, teve início em janeiro de 2020, tendo mantido deste então uma atividade constante, na qual participam regularmente cerca de 25 a 45 participantes.

O grupo conta atualmente com duas criações originais, “Sai da Frente” e “Ouvi Dizer”, baseadas na visão coletiva do mundo e das suas preocupações sociais e territoriais, que já somam dezasseis apresentações.

 

GAMP – Grupo de Amigos do Museu de Portimão – Um Dia na Pré-história

Constituído em 2014, o GAMP tem vindo a desenvolver, conjuntamente com o Museu de Portimão a atividade “Um dia na Pré-história”, nos Monumentos Megalíticos de Alcalar.

Esta atividade é uma das mais significativas na região, em termos de sensibilização dos vários públicos para as áreas do património arqueológico e cultural do Algarve, promovendo a fruição, dinamização e valorização do mesmo, em particular do importante monumento megalítico que é Alcalar.

O evento inclui atividades no âmbito da arqueologia experimental, da ligação entre arte e arqueologia e da expressão dramática, para além das visitas guiadas.

 

Na Mouche – Associação Cultural – Open Studios Faro

O “Open Studios Faro” afirma-se como uma plataforma de visibilidade, criação e mediação da arte contemporânea com um enfoque particular nas artes visuais, criado em Faro em 2019.

O objetivo principal deste evento é estimular a criatividade, o intercâmbio e a experimentação nas artes contemporâneas algarvias e a sua relação com os públicos através de projetos culturais e artísticos, inovadores no território e da confrontação com novas propostas criativas regionais, nacionais e internacionais.

Neste evento, os artistas abrem as portas dos seus estúdios, ateliês, ou simples espaços de trabalho, convidando os visitantes a conhecer os seus espaços e a observar ou participar nas práticas criativas que aí são levadas a cabo.

Para além das visitas aos estúdios, o “Open Studios Faro” terá um programa paralelo que inclui diversas atividades como workshops para público infantil e adulto, exposições, conversas com artistas, música ao vivo, residências artísticas, performances e festa de encerramento.

 

 Fotos: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub