Japão, Espanha, Suíça, Brasil, Cuba e Portugal dão a “beber” jazz nas Fontes

Festival à beira de um dos braços do rio Arade volta a reunir o que de melhor se faz no jazz pelo mundo fora

O músico japonês Toku encerra as três noites do festival

Japão, Espanha, Suíça, Brasil, Cuba e Portugal. Harpa, koto, harmónica, cimbalom, bandoneon, vibrafone. Solos, duos, trios, quartetos, sextetos e até Big Bands. Estes são alguns dos ingredientes de mais uma edição do Lagoa Jazz Fest’24, que regressa ao Parque Municipal do Sítio das Fontes, em Estômbar, de 19 a 21 de Julho.

O programa arranca, na sexta-feira, dia 19, com os músicos brasileiros há muito radicados em Portugal Lilian Raquel & Cláudio César Ribeiro, continuando depois com o sexteto do português Eduardo Cardinho.

Neste concerto no cenário intimista das Fontes de Estômbar, à beira de um braço do rio Arade, Eduardo Cardinho, vibrafonista e compositor residente no Porto, deverá apresentar o seu mais recente projeto “Not Far From Paradise”, do qual resultou a criação de um disco lançado em 2024 pela prestigiada editora de Barcelona Fresh Sound.

Destacando-se como um dos vibrafonistas mais criativos de sua geração, conhecido pela sua abordagem rítmica e sonoridade única, Cardinho desenvolveu, ao longo dos anos, a sua própria voz no vibrafone e convidou alguns dos melhores músicos da nova geração do jazz português para fazer parte deste projeto.

A incessante procura por novas sonoridades culminou com uma nova abordagem na composição de novos temas, onde o vibrafone de Eduardo Cardinho e os sintetizadores de José Diogo Martins se complementam com uma panóplia de possibilidades sonoras , acrescentando ainda o saxofone alto com efeitos de João Mortágua e a secção rítmica composta do por Diogo Alexandre, na bateria, Frederico Heliodoro, no baixo elétrico e Iuri Oliveira, nas percussões.

 

Andrés Barrios

 

No sábado, sobem ao palco das Fontes o pianista suíço Michael Arbenz e o saxofonista português Ricardo Toscano, seguidos do quarteto deo espanhol Andrés Barrios, que mistura jazz com as suas raízes andaluzas.

Andrés Barrios foi sempre extremamente atraído pelo flamenco e hoje explora uma variedade de estilos diversos em suas composições, que combinou através de anos de aprendizagem.

Estudou música clássica desde criança, tendo escolhido o piano como instrumento, e, à medida que foi crescendo, ganhou o gosto por diferentes géneros musicais, como o Jazz, música latina e Afro-cubana, inspirando-se em Chick Corea, Chucho Valdés, Michel Camilo e Gonzalo Rubalcaba, entre outros.

Mais tarde aprendeu sozinho a amalgamar todos estes géneros, que conferem à sua música um toque estético sofisticado e uma harmonia fora do comum.

No domingo, último dia do Jazz nas Fontes, o palco será partilhado pelos cubanos Yanel Matos & Victor Zamora, seguindo-se o  quarteto do músico japonês Toku.

Além de ser um dos poucos vocalistas profissionais de jazz e tocadores de fliscorne (instrumento de sopro do grupo dos metais, da família dos trompetes) no Japão, Toku é conhecido por promover o jazz neste país do Oriente e trazer elementos do gênero para o J-pop através de colaborações com outros artistas.

 

 

Todos os concertos começam às 22h00, mas as portas do recinto abrem às 19h00, havendo como sempre uma zona lounge, com exposições, street food e animação musical.

Desde 2003, o Lagoa Jazz Fest tem acolhido grandes talentos, contando já com a participação de mais de 250 músicos de todo o mundo.

Trata-se de uma organização do Município de Lagoa  com a produção e cartaz artístico de Joaquim Andrés e António Palma (curadoria e direção artística).

Bilheteira online12€ (20% desconto com passaporte cultural, cartão Lagoa Social e Rota do Petisco).

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub