Alunos da Universidade Sénior de Alcoutim fecham ano letivo com visita ao oceanário

No final do mês de Junho

Os alunos da Universidade Sénior de Alcoutim (USA) celebraram, no final do mês passado, o encerramento do Ano Letivo 2023/2024, com uma ida ao oceanário e um jatar convívio. 

A visita ao Oceanário de Lisboa decorreu no dia 25 de Junho. O passeio incluiu um almoço no centro comercial Vasco da Gama, seguido de uma caminhada pelo Parque das Nações até ao Oceanário. Guiados por educadoras marinhas, os participantes exploraram diversos habitats e espécies marinhas, adquirindo conhecimentos sobre os modos de vida das diferentes espécies.

Além disso, no dia 28 de Junho, o encerramento do ano letivo foi celebrado com um jantar no Espaço Guadiana. A noite começou com uma visita à Casa dos Condes – Biblioteca Carlos Brito, onde os alunos puderam apreciar a exposição dos seus trabalhos realizados ao longo do ano.

De seguida, os participantes da USA desfrutaram de um jantar servido pelo Restaurante Casa da Mirela. Para finalizar a noite, assistiram à peça de teatro “Até parece uma revista!”, apresentada pela companhia de teatro Farrapo d’Arte, que homenageou figuras importantes da revista portuguesa.

 

 

A Universidade Sénior de Alcoutim é uma parceria conjunta com a Odiana, o Município de Alcoutim e a Alcance.

De acordo com a Odiana, trata-se de um projeto social que visa «proporcionar aos idosos do concelho um conjunto de atividades de caráter social, educativo e cultural».

«O principal objetivo é ocupar de forma enriquecedora os seus tempos livres, promover o convívio e a inclusão da comunidade, e fomentar a aprendizagem e a partilha de saberes entre todos os participantes», lê-se ainda na nota.

Ao longo do ano letivo 2023/2024, a USA desenvolveu várias atividades, com destaque para as artes manuais através dos cursos de macramé e bordados, pintura, artes manuais, artes decorativas e arraiolos.

«Estes cursos incentivaram a imaginação e a criatividade dos seniores, resultando em trabalhos artísticos que valorizam as tradições locais. Adicionalmente, o curso de informática proporcionou aos participantes competências essenciais para a navegação na internet e nas redes sociais, aumentando a sua literacia digital e facilitando a comunicação no mundo digital», diz a Odiana.

 



Comentários

pub