“Economia Circular e combate ao desperdício” é o tema do webinar com Rui Rio e Elsa Martins

O Incomun é um projeto de cooperação desenvolvido por associações de desenvolvimento local de várias regiões do país

“Economia Circular e combate ao desperdício” é o tema do webinar marcado para terça-feira, dia 2 de Julho, às 9h30, com a participação de Rui Rio, responsável do Gabinete de Inspeção Higio-Sanitária dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra, e de Elsa Martins, formadora na Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António e empreendedora.

A economia circular e o combate ao desperdício alimentar são fundamentais para a sustentabilidade mundial. A economia circular promove a reutilização, reciclagem e redução de resíduos, diminuindo a pressão sobre os recursos naturais e estimulando a inovação e a competitividade.

No contexto alimentar, o combate ao desperdício é crucial, pois cerca de um terço dos alimentos produzidos globalmente é desperdiçado. Em Portugal, há iniciativas que reduzem o desperdício alimentar, contribuem para a segurança alimentar, economizam recursos e têm um impacto positivo no meio ambiente, ajudando a mitigar as alterações climáticas e a promover um futuro mais sustentável e resiliente.

Este será o tema do 6º webinar do Projeto INCOMUN- INovação e COnhecimento no MUNdo rural – e decorre terça feira, dia 2 de julho, a partir das 9h30 neste link.

Rui Rio é, desde Janeiro de 2004, responsável do Gabinete de Inspeção Higio-Sanitária dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra – serviços esses que são os responsáveis pelo fornecimento de cerca de um milhão de refeições por ano à comunidade universitária.

É doutorado em Ciências Veterinárias, com especialização em Qualidade e Segurança Alimentar, concluído em 2023. Em 2013, obteve o título de Mestre em Segurança Alimentar, complementando a sua licenciatura em Medicina Veterinária, adquirida na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em 1999.

Elsa Martins tem um Bacharelato em Turismo obtido em 1994 e uma Licenciatura em Marketing Turístico concluída em 2001.

Em 2012, finalizou uma Pós-graduação em Turismo e Culturas Urbanas. Atualmente, está a frequentar o Mestrado em Turismo, Cultura e Património, com previsão de término em 2024. Desde 1998, atua como formadora em diversas entidades.

Desde 2017, está ligada ao Turismo de Portugal e, a partir de 2020, é contratada a tempo inteiro na Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António. Nesta instituição, além de exercer a função de formadora, atua como assessora da formação executiva.

Em paralelo, é empreendedora, com atividades em áreas distintas, incluindo a indústria e a atividade turística.

O INCOMUN – INovação e COnhecimento no MUNdo rural é um projeto de cooperação que resulta no desenvolvimento de uma iniciativa piloto, que pretende efetuar uma análise exaustiva dos territórios e testar formas de transferência de conhecimento para os territórios rurais, atendendo, naturalmente, às suas especificidades.

A intervenção proposta assenta em quatro grandes eixos (Conhecer, Capacitar, Incorporar e Disseminar), aos quais se associa um conjunto de atividades, que permitem operacionalizar o principal desígnio: criar condições para que seja possível mobilizar os actores relevantes da comunidade científica e, através da mediação dos GAL, revitalizar e potenciar as comunidades e os territórios rurais através da introdução, produção e transferência de inovação e conhecimento.

Apesar da parceria ter uma localização geográfica diversa, os problemas e necessidades sentidas são comuns: os parceiros do projeto acreditam que a coesão territorial não deve ser analisada apenas tendo por base a dicotomia interior/litoral.

O Incomun é um projeto de cooperação desenvolvido por:
A2S – Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia
ADAE — Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura,
ADIBER — Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra
AdriMinho — Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho
GAL Aveiro Norte e GAL Aveiro Sul
CoimbraMaisFuturo – Desenvolvimento Local
Esdime – Agência para o Desenvolvimento Local no Alentejo Sudoeste
Associação In Loco – ADL gestora do Grupo de Ação Local para o Interior do Algarve Central

Conta com o apoio do PDR 2020, sendo cofinanciado ao abrigo da Medida 10.3.1 – Cooperação Interterritorial e Transnacional dos Grupos de Ação Local (GAL) do PDR2020.

 

 

 



Comentários

pub