Câmara de Vila Real de Santo António consegue negociar aumento da água de “apenas” 16%

«Valor do tarifário vai ser revisto muito abaixo do previsto no contrato»

O preço da água em Vila Real de Santo António vai subir apenas 16%, em vez dos 50% que o contrato «leonino» entre a Câmara Municipal e a empresa Águas de Vila Real de Santo António (AdVRSA) até permitiria.

Na prática, segundo Álvaro Araújo, presidente da Câmara de VRSA, isto significa que a água neste concelho «vai ficar 8 cêntimos mais cara por metro cúbico», o que não é significativo para quem tem consumos normais.

Segundo nota da AdVRSA, ambas as entidades chegaram a acordo para a revisão da tarifa de abastecimento da água, garantindo que «o valor do tarifário vai ser revisto muito abaixo do previsto no contrato».

A atualização do tarifário em 16% «destina-se exclusivamente a incorporar o valor da inflação de acordo com os dados disponibilizados pelo INE», acrescenta.

Em declarações ao Sul Informação, o presidente Álvaro Araújo explicou que a autarquia tinha assinado, ainda antes da sua presidência, quando a Câmara era presidida por Conceição Cabrita (PSD), «um contrato leonino de 40 anos», com a empresa concessionária do Grupo Aquapor. Esse contrato entrou em vigor a 1 de Janeiro de 2019.

O contrato permitia, «nos primeiros sete anos, aumentar o tarifário à volta de 47%, mais a inflação», acrescenta o atual autarca, o socialista Álvaro Araújo. Só que, «por questões eleitoralistas, entre 2019 e 2021, o anterior executivo municipal nunca aumentou» o preço.

«Quando entrámos, olhámos para o contrato para ver se era possível alterar, mas era impossível», lamenta Araújo. «Tínhamos esta herança desgraçada e não podíamos fugir dela. O contrato até estipula que, se faltar água nas torneiras de Vila Real, a empresa concessionária nunca perderá um cêntimo, porque é a Câmara Municipal que a tem de compensar…»

A própria empresa AdVRSA salienta, em comunicado enviado às redações que «nos termos do contrato, a tarifa deveria ter sido atualizada anualmente e, desde 2020, que não era alterada».

Além disso, «nos termos previstos contratualmente, a atualização tarifária seria de cerca de 50%», para mais porque já não era «possível à empresa continuar a manter por mais tempo o tarifário sem pelo menos incorporar a inflação», acrescenta o comunicado da concessionária.

«Foi graças à negociação que conseguimos um aumento, apenas, de 16,01%, em detrimento de um aumento de 49,4% mais 4,3 milhões de euros de compensação», concluiu o presidente da Câmara de Vila Real de Santo António.

A empresa diz mesmo que o acordo a que chegou com o Município permite aos seus clientes «uma significativa poupança».

A concessionária, do Grupo Aquapor, sublinha, por outro lado, todo o investimento que tem feito «ao longo dos últimos cinco anos».

«A AdVRSA tem investido na otimização da gestão hídrica e na preservação deste recurso natural, o que faz de Vila Real de Santo António um dos três concelhos mais eficientes do Algarve», garante.

Para atingir esse objetivo, «realizou investimentos de melhoria operacional e de eficiência, tais como a criação de zonas de medição e controlo de caudal e pressão, campanhas ativas de deteção de perdas reais (com mecanismo de procura ativa e permanente de fugas de água), substituição de contadores domésticos e não domésticos, colocação de contadores em todos os espaços verdes do município ou a manutenção e selagem de marcos de incêndio».

Em paralelo, a AdVRSA tem feito um «forte investimento em inovação tecnológica, como a implementação de um software de Gestão de Performance de Redes que visa a deteção e reparação célere de fugas, ou a implementação da telemetria doméstica».

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub