ARS Algarve aprova Plano Regional de Saúde Mental 2024-2028

Elaborado pela Coordenação Regional de Saúde Mental da ARS Algarve

Aposta na intervenção a nível comunitário e de respostas de proximidade, em parceria com as diversas associações e entidades regionais e locais, no desenvolvimento dos Serviços Locais de Saúde Mental da região, no reforço da articulação entre os vários níveis de cuidados de saúde: Cuidados de Saúde Primários, Cuidados Hospitalares, Cuidados Continuados Integrados, parceiros e redes comunitárias, para aproximar os serviços dos cidadãos e melhorar o acesso aos cuidados de Saúde Mental nas áreas da prevenção, tratamento, recuperação, reabilitação e reintegração. Estes são os principais objetivos do Plano Regional de Saúde Mental 2024-2028 da ARS Algarve.

Elaborado pela Coordenação Regional de Saúde Mental da ARS Algarve, e após parecer positivo do Conselho Regional de Saúde Mental, o novo plano regional foi aprovado este mês de Junho pelo Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde.

No documento, é apresentado o ponto de situação atual nesta área a nível regional, no que diz respeito às necessidades e constrangimentos nas respostas e nos recursos humanos existentes, definindo um conjunto de linhas orientadoras e medidas estratégicas a implementar com vista a contribuir para um melhor planeamento, reorganização, otimização e monitorização dos serviços de Saúde Mental do Algarve.

Alguns dos eixos estratégicos contemplados no Plano passam pela criação de Equipas Comunitárias de Saúde Mental para adultos, em articulação com os Cuidados de Saúde Primários e integração de outros setores da comunidade, bem como o alargamento da oferta de respostas em Cuidados Continuados Integrados de Saúde Mental, nomeadamente na infância e na adolescência.

Pretende-se ainda incentivar a criação do primeiro Centro de Responsabilidade Integrado (CRI) dedicado à Saúde Mental na região, reforçar as especialidades de Pedopsiquiatria, Psiquiatria assim como Psicologia e enfermagem de Saúde Mental e, reforçar as equipas dos Grupos de Apoio à Saúde Mental Infantil (GASMI) na área dos Cuidados de Saúde Primários.

Outros eixos estratégicos incluem implementar modelos de trabalho em rede e intervenção integrada na comunidade para a realização de ações de sensibilização e promoção da Saúde Mental junto das crianças, jovens e da população adulta e fomentar a formação multidisciplinar e contínua dos profissionais de saúde.

A Coordenação Regional de Saúde Mental pretende implementar, de forma gradual, ao longo dos próximos anos, na região, estes eixos estratégicos.

O Plano está disponível para consulta no site institucional da ARS Algarve, clicando aqui.

 

 

 



Comentários

pub