Volta ao Algarve bate recorde de impacto mediático em 2024

O espaço mediático ocupado pela Volta ao Algarve equivale a um valor de 36 054 649 euros

A 50.ª edição da Volta ao Algarve, realizada entre 14 e 18 de Fevereiro, bateu todos os recordes de impacto mediático, revela um estudo encomendado à Cision pela Federação Portuguesa de Ciclismo, conhecido nesta semana e divulgado hoje.

O espaço mediático ocupado pela Volta ao Algarve equivale a um valor de 36 054 649 euros, um recorde absoluto desde 2018, ano do primeiro estudo feito pela Cision.

«É um valor 13 por cento superior ao anterior máximo, que datava de 2023, e representa um retorno de 46 vezes o orçamento do evento. Os 36 054 649 euros resultam das 1344 notícias e 129 spots televisivos sobre a Volta ao
Algarve emitidos apenas em Portugal», revela a Federação Portuguesa de Ciclismo em nota.

A maioria das notícias (961) foi transmitida por meios online, mas a maior parte do valor – 26 913 500 euros – foi gerado pelas 249 peças televisivas.

O relatório apresentado pela Cision revela que a região do país onde a Volta ao Algarve teve mais audiência foi o Norte, com 36 por cento do total. Seguiram-se a região Centro (25 por cento), região de Lisboa (23 por cento), Alentejo (10 por cento) e Algarve (seis por cento).

Por géneros, a audiência da Volta ao Algarve nos média distribuiu-se entre 58 por cento de homens e 42 por cento de mulheres, havendo uma maioria do público (53 por cento) que é responsável pelas compras do agregado familiar.

A faixa etária mais representada é a dos maiores de 64 anos, com um valor equivalente ao do intervalo 25-44 anos.
Olhando ao retorno dos diferentes parceiros, destaca-se o AVE dos principais patrocinadores, os “naming sponsors” das camisolas amarela, verde, branca e azul. A totalidade do AVE é atribuído à marca Algarve, patrocinador da Camisola Amarela, de vencedor da classificação absoluta.

O Crédito Agrícola, patrocinador da Camisola Verde, da classificação por pontos, teve um impacto estimado em 2 533 013 euros. A Camisola Branca, símbolo de melhor jovem, gerou um retorno de 2 283 384 euros para o IPDJ. A campanha “Água é Vida”, que patrocinou a Camisola Azul, classificação da montanha, gerou um impacto de 1 585 679 euros.

O estudo da Cision debruçou-se sobre a presença da Volta ao Algarve na comunicação social portuguesa. A Federação Portuguesa de Ciclismo, organizador do evento, centrou-se noutros dados, que revelam uma forte presença internacional da Volta ao Algarve.

Fora de Portugal foram publicadas 1984 notícias sobre o evento, que teve a presença de 37 profissionais de comunicação social estrangeiros acreditados, oriundos de dez países: Alemanha, Bélgica, Colômbia, Estados Unidos da América, França, Itália, Países Baixos, Panamá, Polónia e Reino Unido.

Os meios próprios de comunicação da Volta ao Algarve revelaram um grande crescimento em relação à edição anterior da corrida. No Facebook registaram-se 1 376 693 impressões (+20,8 por cento), valor que subiu para 2 427 626 impressões (+1245 por cento) no Instagram. No X foram 761 415 impressões (+40,9 por cento). A página oficial da corrida na internet registou, durante os cinco dias de prova, 581 000 page views (+13,2 por cento).

A Volta ao Algarve, única prova por etapas portuguesa integrante do circuito UCI ProSeries, teve transmissão televisiva em direto na RTP1 e na Eurosport 2 e contou com repetições na Eurosport 1. Fora de Portugal, a Volta ao Algarve foi vista em mais de 50 países na cadeia Eurosport e ainda na RBTF e na VRT, da Bélgica, e na Direct TV, na América Latina.

A 50.ª edição da Volta ao Algarve foi vencida pelo belga Remco Evenepoel (Soudal Qucik- Step), o compatriota Gerben Thijssen (Intermarché-Wanty) ganhou a classificação por pontos, o português António Morgado (UAE Team Emirates) foi o melhor jovem e o colombiano Daniel Felipe Martínez (BORA-hansgrohe) sagrou-se rei dos trepadores.

Até ao momento, a Volta ao Algarve é a prova do circuito UCI ProSeries com pelotão de melhor qualidade na época de 2024, sendo mesmo superior a alguns eventos do escalão superior, UCI WorldTour.

Foi ainda durante a Volta ao Algarve que se registaram mais pesquisas a nível mundial pela palavra “Algarve” desde o início do ano.

 



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