Sul Informação debate jornalismo de proximidade na MediaCon em Lisboa

Evento é promovido por 16 redações que publicam jornalismo de acesso livre

O Sul Informação vai participar nos encontros de jornalismo MediaCon – Informação sem Muros, que decorrem esta sexta-feira e sábado, 28 e 29 de Junho, no Goethe-Institut, em Lisboa.

O evento é promovido por 16 redações que publicam jornalismo de acesso livre, que se juntaram «para organizar dois dias de diálogo sobre jornalismo, com debates, conversas e workshops, todos de entrada gratuita», explica o Goethe-Institut.

«Juntos acreditam que é preciso unir as doações da audiência ao financiamento público direto para criar condições para uma verdadeira pluralidade mediática no país», acrescenta a organização.

«Muitas histórias ficam por contar, e pontos de vista por considerar, num mundo dominado pela informação rápida e quotidiana. A MediaCon defende a importância de alargar visões e perspetivas com um jornalismo que se aproxima das comunidades e é acessível a todas as pessoas. Defende um jornalismo profundo, lento e analítico sobre as realidades que nos rodeiam, reflexivo sobre si próprio e o seu impacto na sociedade. Tal só é possível com o apoio a uma crescente pluralidade mediática, que procura vozes, histórias e realidades que permanecem invisibilizadas».

Nuno Costa, coordenador de projetos do Sul Informação, irá participar no painel sobre jornalismo de proximidade, no dia 29, às 19h00, que vai contar também com a participação de Catarina Carvalho (Mensagem de Lisboa) e Olaya Argüeso Pérez (Correctiv).

Neste, que é um dos dois “debates magnos” – o outro é sobre a sustentabilidade do jornalismo – serão partilhadas experiências, haverá troca de ideias e os membros do painel irão ficar disponíveis para responder a perguntas e sugestões «numa conversa rica em sentido cívico e paixão pelo jornalismo».

«Um jornalismo focado nas necessidades dos leitores, nos desafios das comunidades que serve, que aponta o foco para as soluções e se preocupa com o seu próprio impacto. Uma oportunidade para conhecer estes órgãos de comunicação social e respetivos profissionais, que se pretende que também inspire o nascimento de novos projetos, independentemente da geografia», realça o Goethe-Institut.

A MediaCon é co-organizada pelas redacções do Azul, AfroLink, Bantumen, Bola Na Rede, Coimbra Coolectiva, Comunidade Cultura e Arte, Divergente, Fumaça, Gerador, LPP, Mensagem de Lisboa, Projecto Inocência, Rimas e Batidas, Shifter e ZeroZero, e pela equipa do ex-Setenta e Quatro. O Goethe-Institut Portugal apoia a organização e acolhe o evento nas suas instalações.

O programa completo da MediaCon pode ser consultado aqui.

 



Comentários

pub