O Verão começa hoje…mas nem parece

Estio começa com temperaturas médias, nuvens e até chuva

Hoje, dia 20 de Junho, às 21h50, ocorre o Solstício de Verão. Isso significa que o Verão começa hoje, no hemisfério Norte. Mas, a avaliar pelo estado do tempo, nem parece.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a previsão para hoje, no Algarve, é de céu nublado, com algumas abertas. A tenperatura máxima não irá ultrapassar, em Faro, os 26 graus centígrados e será mais baixa no Barlavento (22ºC).

Aliás, a previsão meteorológica aponta para muitas nuvens no céu, de Norte a Sul do país. Nos distritos de Évora, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Bragança, Vila Real e Braça, deverá mesmo chover. As temperaturas máximas andarão entre os 18ºC, na Guarda, e os 26ºC, em Faro, valores mais apropriados para a Primavera, que hoje também acaba.

Amanhã, primeiro dia da estação estival, o sol brilhará em quase todo o território do Continente, com as temperaturas a poderem atingir os 30ºC no distrito de Beja e mesmo em alguns locais do Algarve, como Alcoutim.

Na próxima semana, embora permaneçam muitas nuvens no céu, o calor irá subir, ultrapassando aos 35ºC em alguns distritos, sobretudo no interior.

 

Datas dos dois Solstícios (Verão e Inverno) e posição do Sol nesses dias – Imagem adaptada de Stellarium

 

Quanto ao Solstício de Verão, que hoje tem lugar, este é o dia em que o Sol nasce mais à esquerda do ponto cardeal Este (cerca de 32 graus) e põe-se mais à direita do ponto cardeal Oeste (cerca de 32 graus).

Por isso, é também o dia em que a nossa estrela, na sua passagem a Sul, ao meio-dia, vai estar mais alto no céu, e passa mais tempo acima do horizonte de todo o ano.

Este é, por isso, o dia mais longo do ano: na cidade da Covilhã, por exemplo, o Sol nasce às 06h01 e põe-se às 21h03, ficando 15 horas e 02 minutos acima do horizonte.

Mas este não é o dia mais quente do ano, porque apesar de ser o dia em que o nosso hemisfério recebe mais energia do Sol, devido à inércia térmica da Terra, as temperaturas continuam a subir durante mais algumas semanas.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub