Costas do Algarve e Alentejana também já estão sob aviso laranja devido à agitação do mar

Prevê-se agitação marítima forte, com ondas que podem atingir os 12 metros em alguns pontos da costa portuguesa

Temporal na costa sul do Algarve – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

As costas do Algarve e alentejana, nos distritos de Faro, Beja, e Setúbal, vão estar também sob aviso laranja por causa do estado do mar, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA já tinha colocado o litoral de oito outros distritos – Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga – sob aviso laranja, o segundo mais grave, mas estendeu esta terça-feira essa situação à costa de todo o Sul do país.

Prevê-se agitação marítima forte, com ondas que podem atingir os 12 metros.

Estes 10 distritos vão estar sob aviso laranja entre as 15h00 de hoje e as 09h00 de amanhã, quarta-feira, voltando depois a estar sob aviso laranja entre as 03h00 de quinta-feira e as 00h00 de sexta-feira.

Além disso, o IPMA colocou ainda os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Faro, Vila Real, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso amarelo entre as 12h00 e as 18h00 de quarta-feira devido à previsão de vento forte de sudoeste, com rajadas até 85 quilómetros por hora.

Os distritos de Viseu, Guarda, Santarém, Lisboa, Leiria, Castelo Branco e Coimbra também vão estar sob aviso amarelo entre as 09h00 e as 18h00 de quarta-feira por causa da chuva persistente, por vezes forte.

O IPMA emitiu ainda aviso amarelo para os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga devido à previsão de queda de neve acima de 600/800 metros, com acumulação acima de 800/1000 metros entre as 09h00 de hoje e as 09h00 de quarta-feira.

Apesar das previsões de ontem, o Sul Informação apurou que não há notícia de ter nevado esta madrugada na serra de Monchique.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe “situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O agravamento das condições meteorológicas nos próximos dias, com chuva e vento forte, agitação marítima e queda de neve, também levou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) a alertar a população para medidas preventivas.

A ANEPC alerta que é expectável piso rodoviário escorregadio, devido à acumulação de gelo, neve e formação de lençóis de água, bem como queda de neve em áreas e altitudes “onde habitualmente não se verifica”.

Em comunicado, a proteção alertou igualmente para possíveis inundações “nos locais historicamente mais vulneráveis” e em zonas urbanas e recomendou à população medidas preventivas.

Também a Autoridade Marítima Nacional (AMN) e a Marinha alertaram na segunda-feira para o agravamento das condições meteorológicas e de agitação marítima para Portugal continental e para a Madeira.

As duas entidades pedem à população em geral que não passeie ou faça atividades junto ao mar, e que evite o acesso e permanência junto às falésias e zonas de arriba.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub