Central de Compras da AMAL permitiu aos municípios poupar 1,6 milhões

Central de Compras completa, este ano, 14 anos de atividade

A Central de Compras da AMAL já permitiu aos municípios algarvios, nos últimos quatro anos, uma poupança de cerca de 1,6 milhões, segundo uma estimativa desta Comunidade Intermunicipal revelada esta sexta-feira, 22 de Março. 

Pioneira na dinamização de estruturas centralizadoras de competências aquisitivas, a Central de Compras completa, este ano, 14 anos de atividade.

A Central de Compras da AMAL (CC-AMAL) tem permitido aos municípios, juntas de freguesia e empresas municipais do Algarve terem acesso a vários serviços, que resultam em benefícios processuais e financeiros.

«Entre as diversas soluções prestadas pela CC-AMAL, e que permitem facilitar a atividade das autarquias, estão processos relacionados com os acordos-quadro, as negociações centralizadas e as ferramentas de suporte ao processo pré-contratual», explica a AMAL.

No ano passado, a Central de Compras da AMAL continuou a ter como atividade principal a celebração de acordos-quadro de bens ou serviços, através dos quais são estabelecidas as condições base de fornecimento de bens ou prestação de serviços.

Em concreto, «preços máximos, critérios de adjudicação e requisitos técnicos a ter em conta nos contratos entre os fornecedores selecionados e as entidades aderentes».

Atualmente, encontram-se em vigor os seguintes acordos-quadro: Combustíveis rodoviários; Contadores e caudalímetros de água e sistemas de telemetria; Refeições escolares; Aluguer operacional de veículos Elétricos e híbridos; Eletricidade em regime de mercado livre e Papel para fotocópia e impressão.

Em fase de elaboração estão já os acordos-quadro relacionados com: Pequenas empreitadas; Prestação de serviços e fornecimento de consumíveis de higiene e limpeza e Serviços de vigilância e segurança.

 



Comentários

pub